Página Inicial / Símbolos Municipais

Símbolos Municipais

Urutaí possui símbolos que o representam. São eles: a Bandeira e o Escudo.

A Bandeira criada pela Lei Municipal nº. 09 de 17 de novembro de 1 973, no governo do Sr. Angelino Teodoro da Silva. Tem a forma retangular, nas cores: verdes, amarelo e vermelho, com o Brasão representando as três maiores riquezas do município: ouro, pecuária e agricultura. Cada País, Estado ou Município adota um escudo.

 

 

O Escudo do Município de Urutaí é usado, geralmente, impresso nos papéis oficiais do município. O Escudo do Município tem o formado de “U”, tendo o fundo azul celeste sendo cortado por uma estrada de ferro que liga aos municípios vizinhos. Os trilhos e os dormentes são de cor marrom. Na parte superior do Escudo há uma representação estilizada das Olarias, feita por pilhas de tijolos representando as construções. No alto do Escudo, acima dos trilhos, à esquerda, há três esferas representando o ouro, suas cores são amarelas e à direita, abaixo dos trilhos, o símbolo da pecuária principal produção do município, representada por uma cabeça de bovino, sendo apenas contornada na cor preta. Na parte inferior do Escudo, aparece uma paisagem representando a vegetação e a hidrografia do município.

O Escudo é ladeado, à esquerda, por um pé de arroz e à direita por um pé de milho que representam as maiores riquezas agrícolas do município. O milho e o arroz são de cor verde e os pendões de cor amarelo. Abaixo do Escudo há uma faixa branca com os dizeres: “15 – 12 Urutaí-Goiás 1 947” em letras pretas que representam à data na qual o município passou à categoria de município através da Lei Estadual nº. 45/47.

 

FONTE:
MELO, Neuza de Fátima Vaz de. Urutaí Revelando sua História. Prefeitura Municipal de Urutaí. Secretaria Municipal de Educação. 199

 

Compartilhe: